quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

HIPERTEXTOS por Edna Freitas

 Ah, saudade da  outrora entre livros e livros a pesquisa para o trabalho escolar  de história, com os olhos vibrantes a percorrer páginas, linhas, sumários e resenhas, por horas a fio, tentando não perder o foco da leitura, que muitas vezes  acontecia, "Estamos sós e nenhum de nós sabe exatamente onde vai parar" mas fazer o que?! Se os olhos procuram algo mais que o tema, é natural do ser humano a curiosidade. A comparação de conteúdos, cortado arcaicamente com tesoura as gravuras mais bonitas para serem expostos em cartazes em sala de aula. Nossa?
Pesquisa hoje só on line. Apresentação é com data show. Viva o mundo digital, onde "nós não precisamos saber aonde estamos, nós só precisamos ir." com textos dentro de textos. 
O esforço de não perder a atenção é similar ao método antigo, o fator novo, é a informação ser mais atraente por ser coloridas,  mais abrangentes e facilitada por um toque. 
Amigos, não vamos nos torturar ao pensar que podemos nos perder no caminho da pesquisa, é exatamente para isso que ela existe, para se perder e se achar achar a todo momento, criando novas perspectivas de leitura, conceitos e retornar ao ponto de partida, enriquecido com nova visão do tema.
Então, dizer que o hipertexto é um recurso que pode levar a perda do foco central da pesquisa, digamos que sim, porém , atire a primeira pedra que nunca clicou nas palavrinhas azuis que aparecem nos textos? Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário