terça-feira, 15 de novembro de 2011

As sereias do ensino eletrônico por Edna Freitas

O avanço da  tecnologia, principalmente da informação eletrônica, encurta distancias acertando as arestas do nossos pensamentos,  para que sejamos cada vez mais englobados por mais pessoas. 
Na verdade, o objetivo desta máquina é juntar os cubos ajustados e  fazer deles  uma simiose perfeita e dinamica,  sem perdermos a essencia individual do ser humano construtores da própria vida.
Vidas pintadas de sorrisos de crianças, lágrimas de dor ou felicidade, caminhos tortos, pedregosos ou ladrilhados, com cheiro de terra molhada ou de monoxido de carbono,  com muita luz ou penumbras,"sair calmamente para comprar um jornal" pouco importa o caminho,  só você quem o faz  independente dos encantos  das sereias.
Somos humanos e nesta simiose homem/máquina é por bem "tirar da alma os bocados preciosos" que fazem da vida terrena ter sentido. Por mais deslumbrantes e sedutores que o canto delas sejam, criando trabalhadores multifuncionais, escolas capazes de revolucionar a forma de ensinar, disponibilizando uma gama enorme de informação, não garante a contrução do conhecimento.
Por isso meu amigo, não se deslumbre com as novas tecnologias"e a aceitação de que sua abundância resolve todos os problemas" proveite o seu tempo para pisar na terra, olhar o céu, sentir a brisa de um entardecer ao lado das pessoas que você gosta...pode marcar o encontro via email ou face, afinal,  é para isso que deveria servir as tecnologias, unir o homem para fazê-los realmente felizes. Sede humanos, sempre.

Um comentário: